quinta-feira, 17 de março de 2011

Gonzo

Gonzo, estilo pornô
Esse é o Gonzo da série muppets, mas não é sobre esse Gonzo que esse post se dedica e sim ao Gonzo, estilo pornô que tem John Stagliano como seu precursor no começo dos anos 90.

Muitos vêem o estilo gonzo com maus olhos, até mesmo dentro da industria pornô, diversos atores/diretores/produtores não o tem como confiável. É fato que há divesas produções caseiras e feitas para internet que atrizes expôem as atrizes a diversos constrangimentos e a agressão fisíca, a remuneração para os atores é muito baixa e as produções ridiculamente mal feitas.
Mas sim existem diretores que produzem o estilo e o sabe filmar/atuar extremamente bem e as vantagens são inúmeras dentro do gênero, a não caracterização dos atores, o que vamos dizer que para o pornô convencional basicamente consiste em um cara entregando pizzas, os angulos de filmagem usando de close-ups, a não obrigatoriaredade das mesmas posições como no gênero convencional, o menor uso de narrativa, dialogos, atuação e roteiro, o que o torna mais cru e menos entediante para quem assiste.

A diminuição do custo de produção que o estilo oferece viabilizou a ascendencia do mesmo ao mainstream e a consequente melhora no uso de luz e qualidade de som, o uso de mansões como set de filmagens e a melhor técnica nas filmagens por parte do diretor. As cenas dos filmes de gonzo antigos iam de 15/30 min, hoje as cenas costumam durar em média 1h.

A média de custo dos filmes atuais beira aos 16 mil doláres, comparando ao filme Atividade Paranormal que custou 15 mil doláres de produção, posso dizer que o estilo de produção antiga ficou pra trás.

Para quem está a procura de conhecer mais o gênero, indico as produções de atores/diretores como: Manuel Ferrara, Mike Adriano, Rocco Siffredi, Erik Everhard, Chris Rolie (apenas dirige), Belladonna, Jules Jordan, Nacho Vidal e Max Hardcore pra quem curte extremidades.


Fontes:
1 Wikipedia
2 Evil Angel

0 comentários:

Postar um comentário