quinta-feira, 31 de março de 2011

A arquitetura minimalista de John Pawson

John Pawson, arquiteto inglês nascido em 1949, em Halifax, Yorkshire
John Pawson, arquiteto inglês nascido em 1949, em Halifax, Yorkshire. Inicia a sua formação como arquiteto apenas a partir dos 30 anos, na Architectural Association (AA). Aos 25 anos parte para o Japão onde leciona durante quatro anos na Universidade de Nagoya. É nos edifícios e cultura japonesa que encontra o espírito do despojamento ou a procura voluntária da pobreza.

A procura essencial de Pawson resulta na cristalização de conceitos abstratos, intangíveis e intemporais da arquitetura. Na essência e elementaridade dos materiais, e na pureza da definição espacial sem quaisquer maneirismos estilísticos, residem os meios para atingir a plenitude das proporções, do silêncio e da luz. Ao perseverar no mínimo atinge-se a obra anónima. Numa sociedade de consumo em que a imagem prolifera, a sua estratégia para marcar posição é a ausência, não de facto mas a do supérfluo.

A maioria dos seus trabalhos consiste em arquitetura doméstica mas em 1999 o arquiteteto tem um projeto encomendado por monges cistercienses para a realização
do Mosteiro de Novy Dvur, na República Checa. O mosteiro mantem aspectos originais do barrôco, mesclado com arquitetura comtemporânea, porém mantendo o mesmo vocabulário do projeto do século XII, por São Bernardo, enfatizando a qualidade da luz e proporção.


Fontes:
1 Infopédia
2 Ecclesia Design

0 comentários:

Postar um comentário